diário nos bairros

Moradores sofrem com alagamentos e lixo nas ruas do Bairro Nossa Senhora Medianeira

BATCH

Foto: Natália Venturini (Diário)
DO PRÓPRIO BOLSO: Moradora teve de fazer uma contenção ao arroio

O Bairro Nossa Senhora Medianeira conta com sete unidades residenciais entre vilas e condomínios e foi criado em 1986, na área central de Santa Maria. Por lá, os moradores reclamam da falta de placas com os nomes das ruas e da falta de sinalização de trânsito, o que dificulta a passagem de veículos no cruzamento da Vila Esperança. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a falta de placas com nomes de ruas e sinalização
Para as placas com nomes de ruas a Secretaria de Mobilidade Urbana diz que um termo de referência está sendo feito para a abertura de uma licitação. Já em relação às placas de sinalização, o Setor Técnico dever fazer uma vistoria e incluir no cronograma da pasta.

Sobram problemas e falta manutenção no Bairro São José

- Em dias da Feira na Basílica é quase impossível de chegar à empresa. O desvio que temos de fazer é muito grande. Já perdi clientes em razão das mudanças no trânsito. É sempre bem delicado esse momento - diz a sócia-proprietária de uma mecânica, Itacira da Rosa Araújo, 58 anos.

Ela e outro sócio-proprietário, Vilson Ribeiro Araújo, 59 anos, reclamam que os carros estacionam em locais indevidos nos dias de feira, dificultando a entrada dos moradores nas garagens de casa e o trânsito de veículos ao longo da Rua Atlântida.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a organização no trânsito em dias de feira
A Secretaria de Mobilidade Urbana diz que é o Departamento Municipal de Trânsito quem trabalha durante os dias de evento da Feira Internacional do Cooperativismo e que organiza o trânsito para o menor impacto aos moradores do entorno.

Foto: Natália Venturini (Diário)
DESCASO: Rua Capão da Canoa sem pavimentação e com poças d'água

Uma das ruas do bairro tem três denominações: Rua Capão da Canoa, Beco do Seminário e, ainda, Rua João Álvaro Machado. Ao final da via fica o Arroio Cancela, que é alvo de muitas reclamações dos moradores. O arroio acumula sujeira. Sacolas plásticas, vasos sanitários, restos de eletrodomésticos são alguns exemplos do que pode ser encontrado no local, além, é claro, do forte odor em dias frios.

- Meses atrás eles (prefeitura) vieram limpar o arroio, mas já está com um monte de lixo novamente. É triste. A cada enxurrada enfrentamos os alagamentos. Aí, quando acaba, temos de limpar o pátio de manga para poder caminhar, já que fica cheio de lodo e um cheiro horrível - conta a aposentada Ruth Schmidt Fernandes, 79 anos.

Ruas esburacadas incomodam vizinhança do Bairro Renascença

Ela e o esposo, Paulo Dias Fernandes, 84 anos, moram no bairro há 55 anos e dizem que a água empoçada no pátio chega a ficar na altura da canela, além de todo o esgoto da rua ir para dentro da casa deles.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o Arroio Cancela
A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos diz que existe uma galeria por onde os moradores podem se deslocar e que um estudo técnico está sendo feito para a colocação de um guarda-corpo sobre a galeria.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os esgotos
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, o retorno do esgoto cloacal para as casas é em decorrência da ligação irregular do esgoto direto à rede pluvial da rua e isso configura crime ambiental. O correto é a instalação de fossas sépticas e filtros anaeróbicos, bem como válvula de retenção junto ao ramal de lançamento para evitar o retorno do esgoto.

A reivindicação é por asfalto e saúde no Bairro Pinheiro Machado

- Além de alagar toda a nossa rua, as chuvas causam transtornos para quem precisa passar pela Rua Duque de Caxias. Ela alaga e fica bem complicado de transitar. Muitas vezes, os clientes não conseguem chegar - afirma o empresário Darlan Garcia de Freitas, 54 anos, que mora há 15 anos no bairro e há 35 tem uma empresa no local.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre os alagamentos na Rua Duque de Caxias
Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, há mais de seis meses não existe registro de alagamentos na via, já que foi feito o sistema de drenagem, entre as ruas Imbé e João Cardoso.

PREJUÍZO

Para amenizar os constantes alagamentos no pátio de casa, uma senhora contratou uma empresa para colocar contenções nas margens do arroio.

Está bem difícil passar pelas ruas do Bairro Lorenzi

- Já estava perdendo meu pátio. Tive que desembolsar dinheiro para essa obra e não ter meu pátio sugado para dentro do arroio a cada enxurrada - reclama a moradora que preferiu não se identificar.
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre a obra de contenção no Arroio Cancela
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, todas as obras de contenção de margens e barrancos a beira d'água necessitam de aprovação e de licenciamento ambiental.

Foto: Natália Venturini (Diário)
PRECARIEDADE: Bueiro com tampa quebrada exala mal-cheiro

Outra situação que atrapalha a vida dos motoristas é um bueiro no cruzamento das ruas Atlântida com Heitor Campos. A tampa está quebrada e dentro há galhos e folhas acumuladas. Quando os carros cruzam pelo local, a tampa se move e o entorno do asfalto vai se quebrando. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o bueiro no cruzamento das ruas Atlântida e Heitor Campos 
Conforme a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, será aberto um protocolo para atendimento da demanda.

Buraqueira incomoda moradores do Bairro Boi Morto

Na Rua João Álvaro Machado, próximo ao Arroio Cancela, existe uma casa com muito lixo acumulado na frente. Placas, geladeiras, restos de camas são exemplos do que estão por ir arroio abaixo.

Foto: Natália Venturini
IRRESPONSABILIDADE: Acúmulo de lixo próximo do Arroio Cancela

- A gente se preocupa. A quantidade do lixo aumenta e corremos risco de saúde. A cada alagamento, um pouco do lixo se vai para dentro do arroio - lamenta um morador que não quis ser identificado. 
O QUE DIZ A PREFEITURA Sobre o acúmulo de lixo próximo ao Arroio Cancela
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente já foi identificado o contribuinte que acumula resíduos e um processo administrativo foi aberto.

Colaborou Natália Venturini

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário nos Bairros